Arte + x Ambiente

9 de julho de 2013

SOUNDSCRAPER: ruído urbano sendo transformado em energia


A poluição sonora é um problema enfrentado nas grandes cidade e, que muitas vezes, passa-se por esquecido em meio a tantos outros tipos de poluição. Estressante, prejudicial e caótico, esse problema está presente no dia a dia de milhares de pessoas.
No exterior das torres há “cílios” sensitivos que captam a vibração sonora tanto dos veículos, quanto de pedestres, obras em andamento ou aviões, e a transforma em energia elétrica. De acordo com suas pesquisas, somente uma torre Soundscraper poderia produzir até 150 MW/h, em outros números, 10% do consumo de iluminação urbana de Los Angeles. Além de inovadora, este tipo de geração de energia ajudaria na redução das emissões de CO2.


Mas será que há como tirar vantagem dessa poluição? A resposta é sim. Um grupo de 5 designers franceses desenvolveu um projeto, o Soundscraper, envolvendo a poluição com a construção “verde”. Trata-se de uma torre de 100 metros de altura que visa transformar os ruídos em eletricidade.

Inscrito e com mérito para menção honrosa no concurso da revista norte-americana eVolo, que reúne arquitetura e design focados em avanços tecnológicos, sustentabilidade e inovação para o século XXI, o projeto conta com a instalação dessas torres nas proximidades de rodovias e estradas com grande fluxo de veículos, onde a poluição sonora chega a níveis exorbitantes.

“O ruído é parte do ambiente urbano da nossa vida diária e é uma das formas de poluição mais prevalentes nas cidades, mas também é uma importante fonte de energia não valorizada ainda”, afirma o grupo.

A projeto é assinado pelos designers Julien Bourgeois, Olivier Colliez, Savinien de Pizzol, Cédric Dounval e Romain Grouselle.






Fonte: Coletividad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário