Arte + x Ambiente

3 de setembro de 2014

PROJETO TV HONESTINO


Instalação no Auditório (cine-teatro) Samira Mesquita, originariamente Auditório Raymundo Moniz de Aragão, conhecido na UFRJ como Salão Azul 


Projeto
LabPD-Arte / TV Honestino (Web-TV)

projeto enviado à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ - e contemplado com um auxílio à pesquisa APQ-1 por seu caráter inovador

Resumo

Reequipagem do LabPD-Arte – Laboratório de Produção e Direção de Arte do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da UFRJ – e criação do canal de Web-TV “TV Honestino”, do qual o LabPD-Arte será a central de produção de conteúdo audiovisual. O canal TV Honestino será veiculado na Web na plataforma horizontal da UniVer/COPPE-TV e terá inicio com o plano piloto de um vídeo comemorativo do bicentenário da Escola de Belas Artes em 2016, em três diferentes formatos – longa metragem, curta e clipe.

Introdução 

A tecnologia digital tornou inerente à atividade do professor de História da Arte a operação com o projetor multimídia, o que requer a disponibilidade de uma midiateca, de aparelhos de projeção, de computadores e notebooks, scanners e impressoras, além de conexão à Web, sem o que a organização de aulas com slide shows e projeção de vídeos não é possível. Por outro lado, a existência de uma midiateca e a disponibilidade de notebooks conectados em rede torna possível que a aula de História da Arte assuma tanto o aspecto de sessão de cinema ou vídeo quanto o de viagem pelo ciberespaço ou pelo espaço físico, na forma de excursão. Com isso, o ensino da História da Arte torna-se dinâmico e pode alcançar, através de um canal de TV na Web, plateias de todas as faixas etárias e todas as classes sociais.

O LabPD-Arte possui uma pequena midiateca, formada entre 2008 e 2010, em função e decorrência do projeto de extensão Cineclube do Fundão / Festival Universitário de Arte e Sustentabilidade Ambiental – FUASA, criado com a finalidade de promover o encontro e a interação entre os departamentos da EBA e desta com outras unidades, através da manutenção de um cineclube e da realização semestral de festivais multidisciplinares. Apesar do sucesso do projeto no tocante à realização de festivais no Salão Azul e no Bosque, não se pode negar o fracasso da tentativa de criar mais um cineclube no campus.

É necessário levar em consideração que as telas digitais de TV combinadas à Internet condenaram à obsolescência o modelo de cineclube dos tempos áureos do cinema, baseado na fotografia analógica e no filme de celuloide. Entretanto, um canal de TV digital aberto pode ser pensado como um cineclube virtual, constituído por uma midiateca temática compartilhada pelos membros do cineclube através de um canal na Web. Assim, o projeto consiste em ampliar a midiateca temática do LabPD-Arte e torná-la acessível ao público através do canal de Web-TV do Laboratório – TV Honestino – concebido como um cineclube virtual .

O canal de Web-TV viabilizará duas coisas da maior importância: 1) disponibilidade de uma midiateca e de um canal de divulgação de trabalhos em vídeo para as disciplinas do Departamento de História e Teoria da Arte da EBA/UFRJ, em geral, e para os cursos de História da Arte, Restauração e Paisagismo em particular; 2) disponibilidade de conteúdo audiovisual no campo da História da Arte e do Cinema para intercâmbio entre a Escola de Belas Artes e outras instituições, em particular escolas de ensino médio e fundamental. 



Objetivos

O projeto tem como primeira finalidade a reequipagem do LabPD-Arte, cujos equipamentos foram adquiridos em 2008 com o apoio da FAPERJ (APQ-1 - Processo E-26/170756/2007) para a instalação do Laboratório Pablo Picasso de Estudos Transdisciplinares em Escultura, Produção e Direção de Arte – LabPP-Esc, de cuja reformulação surgiu em 2012 o atual Laboratório de Produção e Direção de Arte do Departamento de História e Teoria da Arte – LabPD-Arte, onde atuam três professores doutores do Departamento (Enéas de Medeiros Valle, doutorado em Comunicação e Cultura – ECO/UFRJ, 2001, coordenador; Michelle Cunha Sales, doutorado em Estudos de Literatura – PUC/RJ, 2010; e Helenise Monteiro Guimarães, doutorado em Artes Visuais – EBA/UFRJ, 2006), os quais orientam projetos de Iniciação Artística e Cultural e de Extensão Universitária. 

Os equipamentos solicitados destinam-se a:
● Tratamento e edição de imagens: foto, slide show, vídeo
● Produção de eventos: sessão de vídeos e cinema, seminários, festivais
● Produção gráfica para eventos: folders, cartazes, banners
● Produção editorial: revista on-line e impressa, livro
● Rede virtual: blog, facebook, e-mail, teleconferência

Os atuais computadores e impressoras estão obsoletos e servem apenas para sucata, daí que a aquisição de novos equipamentos e softwares seja imprescindível para a continuidade e desenvolvimento, nos próximos anos, dos projetos de Iniciação Artística e Cultural atualmente em curso no LabPDArte, que congregam no total 5 bolsistas PIBIAC: 1) Midiateca, blog Arte + x Ambiente (www.labpdarte.blogspot.com) e rede social (página Arte Ambiente do Facebook e mala direta registrada no endereço labpdarte@gmail.com)   do LabPD-Arte – 2 bolsistas, orientação Prof. Dr. Enéas de Medeiros Valle; 2) Programação visual do livro “O Laboratório Pablo Picasso da Escola de Belas Artes 1995-2010” – 1 bolsista, orientação Enéas de Medeiros Valle; 3) Escola Atitude de Comunicação e Artes (http://escolatitude.wordpress.com/) – 2 bolsistas, orintação Profa. Dra. Michelle Cunha Sales.
Com o Auxílio à Pesquisa da FAPERJ serão adquiridos os equipamentos e softwares necessários para expandir essa rede social para um canal de Web-TV de acesso livre e acessível de qualquer suporte, a “TV Honestino”. Fundamentado nos conceitos de midiateca temática, roteiro visual e Web-TV. o projeto de Web-TV consiste em ampliar e dinamizar a rede social através da criação de um canal aberto – TV Honestino – que terá por finalidade a geração e a divulgação pela Web de conteúdo audiovisual (Power Point, vídeos documentários e de animação, telecurso) concernente à história das artes visuais, do cinema e das mídias digitais. 

O título do projeto – TV Honestino – foi escolhido a partir do nome de Honestino Guimarães, presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE – assassinado pela Ditadura Militar em 1973. A escolha tem a intenção de reafirmar a diferença educacional fundamental entre estudante universitário – em geral um jovem saindo da adolescência – e aluno do ensino fundamental e médio – que é em regra uma criança ou um adolescente, incentivando as trocas estudante-estudante e estudante-aluno.

A programação da TV Honestino será feita por estudantes bolsistas orientados pelos Profs. Dr. Enéas de Medeiros Valle – Direção Geral – e Dra. Michelle Sales – Diretora de Vídeo, em parceria com outros laboratórios, núcleos e projetos – LIM (Laboratório de Imagem e Movimento - EBA), NANO (Núcleo de Arte e Novos Organismos – EBA), N-Imagem (Núcleo de Arte e Tecnologia da Imagem – ECO), UniVer-TV/COPPE-TV (COPPE), Conexão Arteducação (EBA), etc.  

O canal TV Honestino será veiculado na plataforma horizontal da UniVer/COPPE-TV e terá inicio com o plano piloto de um vídeo comemorativo do bicentenário da Escola de Belas Artes em 2016, em três versões – longa metragem, curta e clipe.




Justificativa

Arte + x Ambiente, o blog do LabPD-Arte, é um veículo de integração social e cultural, que aproxima docentes e discentes através da postagem regular de informações de interesse comum. O blog é também um espaço para visibilidade e conexão de projetos, pesquisas e ações. Sua dinâmica consiste na constante postagem de textos, fotos e vídeos, a qual lhe dá sentido e sustentabilidade. Isto exige uma equipe dedicada à postagem e à obtenção regular de material para alimentar o blog, assim como um mecanismo de coleta de informações adequado. 

A rede social do LabPD-Arte – blog e página no Facebook – foi criada em função do 3º Festival Universitário de Arte e Sustentabilidade Ambiental – 3 º FUASA – promovido pelo LabPD-Arte em dezembro de 2012 no Salão Azul (Auditório Samira Mesquita) e no Bosque (jardim adjacente), no Prédio da Reitoria, no campus da Cidade Universitária, com o patrocínio do Banco do Brasil. O 3º FUASA consistiu na ocupação do Salão Azul durante 3 dias com: uma exposição de escultura, performances de dança, teatro e música, oficinas de arte e com um festival de cinema ambiental organizado pela Profa. Dra. Michelle Cunha Sales. O Festival serviu de ocasião para a gravação de uma série de depoimentos de professores e estudantes da EBA, os quais foram reunidos em DVD que registra o Festival, gravado por um profissional contratado com a verba do patrocínio, editado pela estudante bolsista Barbara Camirim, orientada pela Profa. Dra. Michelle Cunha Sales, e com data de lançamento no dia 29/11/2013. 

Com a Web-TV, a rede social do LabPD-Arte concentrará seu foco na produção e veiculação de vídeos, com a finalidade de disponibilizar conteúdo audiovisual para a midiateca e para o canal de Web-TV do Laboratório. Com isso a midiateca temática e o roteiro visual adquirem um significado mais amplo.

Midiateca temática é um conceito de interesse especial para os historiadores de arte e de grande importância para as pesquisas dos estudantes e professores do bacharelado em História da Arte, curso de graduação criado há poucos anos pelo Departamento de História e Teoria da Arte da EBA. A organização de uma midiateca é comparável à de uma biblioteca, porém sua manutenção e desenvolvimento é bem diferente, pois implicam procedimentos que envolvem o tratamento e a edição digital de imagens. A partir de arquivos de fotos e vídeos pre—existentes é possível criar novos arquivos e novas mídias, que podem ser recombinados pela edição com gravações de depoimentos, de encenações, de registros, animações, etc.. 

Roteiro visual designa uma excursão geradora de fotos, vídeos e comentários críticos a serem editados no Laboratório e publicados na página do Facebook, no blog Arte + x Ambiente e na TV Honestino. Relacionadas a diferentes aspectos da Arte, as excursões poderão ter diferentes formatos e finalidades: visitas a galerias, centros de arte, museus, bienais, ateliês; viagens a sítios históricos; participação em seminários, festivais e congressos. Atualmente os roteiros visuais promovidos pelo LabPD-Arte restringem-se a visitas a museus no âmbito das disciplinas História e Filosofia da Arte – PP – I, II e III, assim como às oficinas promovidas pela Profa. Dra. Michelle Cunha Sales no Morro Santa Marta. 

Com a TV Honestino, o roteiro visual assume o significado mais amplo de gravação de vídeo, inclusive gravação em estúdio. Além disso, a transmissão do conteúdo da TV Honestino através de uma plataforma horizontal como a da Uni-Ver/COPPE-TV permite que o acesso possa ser feito a qualquer momento, de qualquer lugar e conforme uma programação montada pelo próprio usuário. Assim, a ampliação da rede social do LabPD-arte com a TV Honestino tornará possível a formação de grupos de estudo que funcionem como cineclubes virtuais difusores e incentivadores de pesquisas em arte, cinema e história da arte. 

A TV Honestino e o blog Arte + x Ambiente oferecerão o espaço de compartilhamento necessário para o funcionamento de grupos de estudo virtuais, cuja especificidade é o vínculo com o Depamento de História e Teoria da Arte da EBA, um departamento cujos estudantes não se restringem a um determinado curso profissional, pelo contrário, abrangem todos os cursos profissionais da EBA. Por conseguinte, os encontros e eventos promovidos pelos grupos de estudo do LabPD-Arte podem alcançar um público infinitamente variável e amplo, tendo uma função integradora interdepartamental dentro da Escola de Belas Artes e de integração da EBA com outras unidades da UFRJ e com outras instituições públicas.

Considerando a midiateca já existente e levando em conta o sucesso do 3º FUASA, o LabPD-Arte permite conceber um programa de extensão com fins educacionais que tenha a forma de festival de verão ou inverno, onde cursos de arte sejam realizados na forma de sessões de vídeo e palestras, que poderão eventualmente ser complementadas com exposições, teatro, dança, música, etc

Metas

Midiateca temática: Ampliar a midiateca do LabPDArte, através de doações, aquisições e produção própria de slide shows, Power Point, vídeos e filmes convertidos ao formato digital. Criar uma forma de catalogação e manutenção dos dados que leve em conta o caráter especial da imagem digital, cujo armazenamento não está restrito a mídias móveis tipo CD, DVD e HD externo, devendo ser feito também, para maior segurança, em arquivos armazenados em nuvens de grandes servidores.

Roteiro visual: Ampliar o programa de excursões a locais públicos (galerias de arte, museus de arte ou científicos, congressos e bienais) e privados (ateliês e fábricas), transformando a excursão em uma experiência de gravação de vídeo. 

Plano piloto da TV Honestino: Criação do roteiro para a gravação de um longa-metragem, de um curta-metrgem e de um clipe comemorativos do bicentenário da Escola de Belas Artes. Formação da equipe multidisciplinar para a pesquisa, a gravação e a edição final do vídeo nos três formatos – longa, curta e clipe. Início das gravações em 2014 com a coleta de depoimentos de ex-diretores da Escola de Belas Artes. Integração da equipe da TV Honestino com a UniVer/COPPE-TV. Inauguração do canal de Web-TV com arquivos da midiateca do LabPD-Arte e edições parciais do vídeo comemorativo do bicentenário da EBA. 

Encontros transdisciplinares. Dar continuidade à produção cultural de eventos do LabPD-Arte, aprimorando-a através de: 1) criação de um programa de palestras e mesas redondas sobre a história da arte, do cinema e da relação artes plásticas-cinema sob diferentes aspectos: histórico-cultural, sócio-econômico, filosófico-comunicacional, artístico-tecnológico e educacional-ambiental, em parceria com a Plataforma ARTES VISUAIS / Arte na Escola / POLO UFRJ, coordenada pelo Prof. Dr. Rubens Andrade; 2) promoção de encontros e seminários com professores da rede pública e privada do Ensino Médio e Fundamental, por intermédio do projeto do Prof. Dr. Rubens Andrade “Conexões Arteducação / Academia / Escolas de Ensino Médio e Fundamental”, cujo objetivo é o diálogo entre os docentes universitários e os professores do ensino básico. 

DVD e publicação. As palestras e mesas redondas, assim como os encontros e seminários com os professores do ensino básico, darão ocasião para a gravação de vídeos a serem disponibilizados na TV Honestino ou na forma de DVD, além de fornecerem material para futuras publicações impressas. 

Implementação do canal aberto TV Honestino (Web-TV). A partir da plano piloto da TV Honestino, como seu desdobramento, será criada paulatinamente a programação da TV Honestino, cujo conteúdo será definido com base nos Encontros Transdisciplinares. 

Implementação de uma disciplina de Tópicos Especiais. o LabPD-Arte oferecerá uma disciplina de Tópicos Especiais destinada a auxiliar o teórico, em especial o historiador de arte, no emprego da imagem de vídeo – não só do ponto de vista da projeção, mas também da gravação e da produção cultural. A disciplina proporá ao estudante avançado um projeto de pequisa e desenvolvimento de conteúdo para o blog Arte + x Ambiente e para a TV Honestino, conjugando a pesquisa teórica com a realização prática de um ou mais vídeos. 


Método

A “TV Honestino” é um projeto de extensão vinculado ao projeto de pesquisa “Arte, Informática e Televisão – WebTV” (Enéas de Medeiros Valle, SIGMA 23980), o qual teve início no presente ano, em continuidade ao meu projeto de pesquisa anterior SIGMA 7622 “Arte Ambiental – a Plástica dos Resíduos e a Plasticidade do Meio Ambiente”, encerrado em 2011, quando me transferi para o Departamento de História e Teoria da Arte – BAH – e assumi as disciplinas teóricas História e Filosofia da Arte PP – I, II e III e Estética I. 

Diferentemente do projeto de pesquisa encerrado, SIGMA 7622, que era um projeto isolado e prático, com o objetivo prioritário de revitalização de determinados espaços da Escola de Belas Artes e do Auditório Samira Mesquita, graças às atividades culturais do LabPPEsc (Laboratório Pablo Picasso de Estudos Transdisciplinares em Escultura, Produção e Direção de Arte), o atual projeto SIGMA 23980 parte do legado do LabPPEsc e vincula-se ao Departamento de História e Teoria da Arte de duas maneiras: 1) como pesquisa teórica situada na interface da História da Arte com a História do Cinema e das Mídias; 2) como projeto de extensão universitária – TV Honestino – que reunirá equipes multidisciplinares de pesquisadores em arte, comunicação e eletrônica, para a produção de conteúdo audiovisual – vídeos documentais, educativos e experimentais – para disponibilidade na Web via plataforma da UniVer/COPPE-TV.

O projeto se desenvolverá, portanto, sob duas formas distintas e complementares: um curso de Tópicos Especiais e um projeto de extensão. No curso teórico, a Semiologia, a História da Arte, a Estética e a Informática fornecerão os instrumentos teóricos necessários para a análise, dentre os quais terão destaque os conceitos de rede, design de rede, imagemmovimento, imagem-tempo, rizoma, estética relacional, tecnologia da inteligência e dispositivo comunicacional. Quanto ao projeto de extensão – TV Honestino – ampliará o alcance da pesquisa, estendendo a temática para além da pura teoria, para a busca de respostas aos desafios de locais e situações concretos de interação estudante-estudante, estudante-aluno e estudante-sociedade. 

A disciplina de Tópicos Especiais terá como base e ponto de partida minha tese de doutorado – Pintura e Midiologia: o Corte Gráfico e a Visualidade do Séc. 20 () – e o livro Vida e Morte da Imagem: Uma História do Olhar do Ocidente (), de Régis Debray. O objeto principal de estudo será a relação entre a arte e a televisão na era digital, sendo a televisão considerada sob duplo aspecto: como dispositivo comunicacional físico – a tela eletrônica – e como rede comunicacional pública ou privada. A pesquisa limitar-se-á, portanto, à arte depois da Segunda Guerra Mundial, quando teve início a era da comunicação regida pela televisão e foi o momento em que o centro da arte mundial deslocou-se de Paris, na Europa, para Nova York, na América. Entretanto, nesse espaço de tempo diferenciam-se dois períodos históricos distintos e sucessivos, cujo marco divisório foi o surgimento do microcomputador e da Web: a era analógica e a era digital da imagem eletrônica.

São duas, então, as questões fundamentais levantadas:
Qual a relação das artes plásticas e do design com a tela eletrônica, na era analógica e na era digital? 
Levando-se em consideração a emergência do personal computer nos anos 80, que paralelos ou relações podem ser estabelecidos entre as transformações do conceito e significado da arte, de um lado, e a evolução da TV do outro, de 1945 aos dias atuais, isto é, no período que vai da era dos poucos canais abertos da televisão analógica em preto-e-branco, quando surgiram os happenings, à época atual dos múltiplos canais da TV digital de alta definição e dos games?
Tomando por base a definição de arte como forma específica de comunicação estética, as questões serão analisadas em função da relação tripla e dinâmica artistaobrapúblico, que é semelhante à relação emissor-mensagem-receptor da comunicação em geral, mas se diferencia da mera informação pelas qualidades estéticas e éticas envolvidas na arte. Trata-se, em suma, de uma abordagem midiática, transdisciplinar e pragmática da arte, que desdobra as duas questões fundamentais numa multiplicidade de questões relativas ao processo de criação do artista, às possibilidade técnicas das obras e às transformações quantitativas e qualitativas do público antes e depois da Microsoft e da Apple. 

Embora a fonte básica para a pesquisa seja a história e a crítica da arte do período que vai do fim da Segunda Guerra Mundial aos nossos dias, seu foco e interesse não é a história ou a sociologia do passado ou do presente, mas sim a análise do significado do vídeo, da web e do software para a arte sob o prisma do desenho, da plástica, da cor e do processo de produção e circulação das obras enquanto portadoras de valores do mundo contemporâneo. Surge, então, uma terceira questão, que decorre das duas questões fundamentais apresentadas acima:

De que maneira as estratégias artísticas ou midiáticas individuais, de pequenos grupos e de minorias foram e são afetadas pelas redes comunicacionais eletrônicas, antes e depois dos microcomputadores e da Web? 

Esta última questão será abordada pelo viés da Produção Cultural e da Direção de Arte, duas atividades intrínsecas à televisão, que se generalizaram e se tornaram na atualidade pré-condição para a inserção pública de qualquer produção cultural ou artística, inclusive material didático relativo à História da Arte e do Cinema. Isto permite que a pesquisa não se limite à reflexão teórica, mas assuma, através da produção cultural e da direção de arte, também a forma de experimento empírico – o projeto de Web-TV “TV Honestino” – cuja central de produção será o LabPD-Arte.


Resultados esperados

Midiateca temática: coleção de CDs e DVDs, relacionada com questões da arte e do meio ambiente e disponível para utilização em aulas, palestras ou consulta na Web. Produção, catalogação, reprodução e empréstimo de CDs e DVs. Edição de Power Point e de vídeos documentários, educativos e experimetnais.

Roteiro visual: organização de excursões de pesquisa a locais públicos (galerias de arte, museus de arte ou científicos, congressos e bienais) ou privados (ateliês e fábricas) , com o objetivo de documentação fotográfica e filmagem. Edição de fotos e vídeo. Publicação na Web. 

Produção de evento: organização e realização de encontros públicos em função da projeção de vídeos e filmes e da realização de instalações e performances. Festivais internos e externos ao campus. Festivais internos: conexão estudanteestudante, integração entre os departamentos e entre as unidades. Festivais externos: conexão estudante-aluno, integração da Universidade com as escolas de nível médio e do ensino fundamental. Gravação dos festivais e edição em DVD. Os festivais externos deverão ser financiados preferencialmente a partir de parcerias com outras entidades, como prefeituras, SESI, SESC, etc. 

TV Honestino - Web-TV para conectar estudante com estudante e estudante com aluno.
O título do projeto – TV Honestino – foi escolhido a partir do nome de Honestino Guimarães, presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE – assassinado pela Ditadura Militar em 1973. A escolha não significa uma homenagem oficial tipo nome de logradouro público, pelo contrário, sua intenção é despertar as consciências para a diferença educacional fundamental estudante-aluno e mostrar com resultados práticos a importância de conceder a devida importância a essa diferença, obscurecida pela linguagem oficial adotada pelo MEC a partir de 1968.

A TV Honestino é definida como canal de Web-TV e produtora de conteúdo para a Web, que operará a partir da plataforma da UniVer/COPPE-TV, do blog Arte + x Ambiente (www.labpdarte.blogspot.com) e da página Arte Ambiente do Facebook. O material a ser publicado terá três fontes diferentes: 1) midiateca temática, 2) roteiro visual e 3) produção de evento. 



Cronograma de execução

1º Semestre 2014
Aquisição de equipamentos e softwares
Encerramento dos atuais projetos de Iniciação Artistica e Cultural
Formação da equipe para produção de vídeo comemorativo do bicentenário da Escola de Belas Artes da UFRJ
Solicitação de bolsas de Iniciação Artística e Cultural

2º Semestre 2014
Vídeo comemorativo do bicentenário da EBA: pesquisa bibliográfica e iconográfica; gravação de depoimentos do diretor e de ex-diretores da EBA; roteiro detalhado.
Encontros transdisciplinares com gravação em vídeo
Roteiros visuais com gravação em vídeo
Desenvolvimento da midiateca temática
Fase experimental da “TV Honestino”: criação da identidade visual, planejamento de conteúdo, parceria com a UniVer-TV, primeiras edições e postagens

1º Semestre 2015
Vídeo comemorativo do bicentenário da EBA: gravação e tratamento de imagens segundo o roteiro detalhado. Início da edição e montagem.
Encontros transdisciplinares com gravação em vídeo
Roteiros visuais com gravação em vídeo
Desenvolvimento da midiateca temática
Inauguração do canal de Web-TV “TV Honestino”

2º Semestre 2015
Vídeo comemorativo do bicentenário da EBA: finalização da edição e montagem. 
Encontros transdisciplinares com gravação em vídeo
Roteiros visuais com gravação em vídeo
Desenvolvimento da midiateca temática
Desenvolvimento e consolidação do canal de Web-TV “TV Honestino”

Rio de Janeiro, 2013

Prof. Dr. Enéas de Medeiros Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário