Arte + x Ambiente

22 de outubro de 2014

programação 1º Simpósio de Arte e Transmídias


1º simpósio de arte e transmídias




05 e 06/11/2014

Escola de Belas Artes  da UFRJ 
Prédio da Reitoria -  6º Andar - Auditório 614 
 Ilha do Fundão



organização:
Enéas Valle, Michelle Sales e Marcelo Silveira

inscrições abertas: labpdarte@gmail.com

emissão de certificado de presença





programação:

05/11 - das 09h30 às 11h30 

A Escola de Belas Artes e as novas tecnologias
Carlos Terra (Madalena Grimaldi), Beany Monteiro, Julio Sekiguchi, Maria Clara Martins, Nivaldo Carneiro

05/11 - das 13h30 às 15h30  

Arte e consumo na globalização
Coletivo Filé de Peixe, Verônica Damasceno, Claudio Valansi, Cesar Bartolomeu

06/11 - das 09h30 às 11h30 

Cinema como arte
Rodrigo Fonseca, Carlos Azambuja, Katia Augusta Maciel, Analu Cunha

06/11 - das 13h30 às 15h30 

A arte na era digital
André Parente, Guto Nóbrega,  Cristina Amazona, Enéas Valle




a origem dos simpósios



fonte:


o LabPD-Arte

O LabPD-ARTE foi criado em 2011 na Escola de Belas Artes da UFRJ com o intuito de oferecer aos professores e aos estudantes as condições necessárias para a aplicação dos atuais recursos tecnológicos nos cursos teóricos de arte, possibilitando assim o compartilhamento de dados e de experiências. Para tanto, está em implantação a TV HONESTINO, uma rede comunicacional para a transmissão pela Web de fotos, textos e vídeos, que inclui o blog ARTE + X AMBIENTE (www.labpdarte.blogspot.com).

Atualmente, fazem parte do LabPD-ARTE os professores Enéas Valle (doutorado em Comunicação - UFRJ 2001), Michelle Sales (doutorado em Estudos de Literatura - PUC/RJ 2010), Helenise Guimarães (doutorado em Artes Visuais - UFRJ 2006) e Marcelo Silveira (doutorado em Arquitetura - UFRJ 2008), que organizam o 1º Simpósio ARTE e TRANSMÍDIAS. Tal evento procura trazer para o debate, entre estudantes e professores, o papel da arte nas novas mídias contemporâneas.

O tema mostra-se de grande interesse que merece ser tratado com um destaque especial no cenário acadêmico. Tendo em vista que o final do século XX foi marcado por significativas inovações na tecnologia (computadores, internet, celulares, tablets) que são incessantemente renovadas, surge a TRANSMÍDIA (desenhos, textos, fotos, vídeos, músicas, transmitidos em rede eletrônica). No campo artístico não foi diferente. Novas possibilidades de produzir arte, assim como novos modos de difundi-la, alteraram a relação do público com a arte e da arte com seus artistas.

Quais serão então os novos desafios a serem confrontados? Quais os caminhos que os artistas, os críticos de arte, os professores e os estudantes do meio artístico podem abrir? Como as transmídias estão sendo incorporadas pela população em geral e como isso afeta o mercado artístico?

Se novas tecnologias trouxeram grandes facilidades de produção e de comunicação para a arte, trouxeram também inúmeras possibilidades de  repensá-la.

Cabe então a professores, artistas, profissionais, estudantes debaterem, lançarem novos questionamentos e novas luzes sobre a arte e as novas tecnologias.






projeto TV Honestino

Web-TV
 para conectar 
estudante com estudante
 e estudante com aluno.



O título do projeto – TV Honestino – foi escolhido a partir do nome de Honestino Guimarães, presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE – assassinado pela Ditadura Civil-Militar em 1973. A escolha não significa uma homenagem oficial tipo nome de logradouro público, pelo contrário, sua intenção é despertar as consciências para a diferença educacional fundamental estudante-aluno e mostrar com resultados práticos a importância de conceder a devida importância a essa diferença, obscurecida pela linguagem oficial adotada pelo MEC a partir de 1968.

objetivos

A TV Honestino é definida como uma rede comunicacional para a transmissão pela Web de fotos, textos e vídeos, a partir da plataforma do blog Arte + x Ambiente (www.labpdarte.blogspot.com) e do You Tube. O material a ser transmitido terá três fontes diferentes: 1) midiateca temática, 2) roteiro visual e 3) produção de evento. 

Midiateca temática: coleção de CDs e DVDs para utilização em projeções públicas e privadas promovidas pelo LabPD-Arte, relacionadas com questões da arte e do meio ambiente. Produção, catalogação, reprodução e empréstimo de CDs e DVs. Edição de Power Point e de vídeo.

Roteiro visual: visitas a locais públicos (galerias de arte, museus de arte ou científicos, congressos e bienais) e privados (ateliês e fábricas) onde se mostra, discute-se ou produz-se arte e design. Organização, documentação fotográfica e filmagem de excursão. Edição de fotos e vídeo. Publicação na Web. 

Produção de evento: organização e realização de encontros públicos em função da projeção de vídeos e filmes e da realização de instalações e performances. Festivais internos e externos ao campus. Festivais internos: conexão estudanteestudante, integração entre os departamentos e entre as unidades. Festivais externos: conexão estudante-aluno, integração da Universidade com as escolas de nível médio e do ensino fundamental. Gravação dos festivais e edição em DVD. 

Os festivais externos deverão ser financiados preferencialmente a partir de parcerias com outras entidades, como prefeituras, SESI, SESC, etc. 

O projeto TV Honestino obteve em 2014 um auxílio à pesquisa da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro -- FAPERJ. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário