Arte + x Ambiente

6 de agosto de 2012

A UFRJ perde o professor Fernando Amorim.



" Fernando Amorim foi um daqueles pioreiros que jamais serão esquecidos"
                                                                                                               Enéas Valle

Faleceu na noite de 2 de agosto de 2012, o Prof. Fernando Antonio Sampaio de Amorim. 
Fernando foi diretor da Associação Nacional de Docentes – ANDES; da Associação dos Docentes da UFRJ – ADUFRJ e atualmente era Vice Presidente do PROIFES-Federação e Presidente do PROIFES e representava os professores do Centro de Tecnologia da UFRJ no Conselho Universitário.

Foi também Pró-Reitor de Patrimônio e Finanças da gestão do comunista Horácio Macedo de 1985-1989, histórica reitoria que abriu as portas da universidade para atividades de extensão em toda a Comunidade da Maré.

Anualmente ele coordenava dois festivais voltados para o Mar nas cidades de Macaé, Búzios, Arraial do Cabo e Paraty. O último, em novembro de 2011, realizou-se na Praça da Matriz, na cidade de Paraty, a Festa do Mar e do Sol. Em sua segunda edição na cidade, foi também a segunda vez em que o evento aconteceu paralelamente ao Desafio Solar Brasil. A festa que é organizada pelo Museu da Ciência e da Cultura do Mar – Museu do Mar, (um projeto do Núcleo Interdisciplinar UFRJMar), contou com mais de quinze oficinas, dentre elas algumas que foram desenvolvidas fora da tenda principal (como, por exemplo, a oficina de Mergulho que funcionou em parceria com a oficina de Biologia sobre a Vida Marinha). Os eventos do UFMar levavam oficinas de várias unidades da UFRJ tendo o mar como tema principal.

No  velório de Fernando toda a Reitoria, os decanos, diretores de diversas unidades, ex e atuais alunos das várias atividades que ele coordenou estiveram na Praia Vermelha para prestar homenagens ao grande batalhador da educação como inclusão social que foi Fernando Amorim. Ao lado do seu caixão estavam as bandeiras da UNE, do PCdoB e da UFRJ.



Sua perda acontece num momento em que a UFRJ mal se recupera da despedida do
nosso ex-reitor, Aloísio Teixeira, agravando ainda mais nossos sentimentos
de luto e pesar. Ficam suas lembranças e muitas saudades com a família,
amigos, companheiros de trabalho e alunos




*Texto original: Professor Hélio Mattos Alves
Adaptação: Marcos Bittencourt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário