Arte + x Ambiente

13 de agosto de 2012

POP ART RIO 2012


Antecipando a segunda edição da ArtRioFeira Internacional de Arte Contemporânea, que acontece em setembro, o POP se alia ao movimento ArtRio. A proposta é trazer a interação com a arte para o cotidiano do carioca, não somente durante a feira, mas em todos os 365 dias do ano. Como resultado dessa parceria, foram organizadas palestras com temas relevantes à arte no mundo contemporâneo como: economia criativa, arte como investimento, mercado de arte secundário, artistas contemporâneos e estímulo a novos artistas.
Confira a programação:

13 de agosto Jones Bergamin
Mercado de arte secundário
A palestra terá como foco principal temas relacionados ao mercado de arte
secundário. Tópicos como critérios de avaliação de obras de arte, implicações da lei da oferta e demanda, o papel dos leilões no mercado de arte e outros serão tratados por um dos maiores especialistas nessa temática.

14 de agosto
 Luiz Calainho
Economia criativa
Neste encontro, Calainho irá tratar da arte como veículo de promoção e ativação de marcas e produtos. Ele traçará metas de como a arte deve ser um instrumento importante de posicionamento econômico, assim como a música, o teatro e o cinema.

15 de agosto
 Franz Manata
Arte e Mercado
Franz Manata falará sobre o funcionamento do mercado de arte e colecionismo
a partir de três pontos: o que confere valor a uma obra de arte; como funciona o mercado de arte e quais são os seus agentes; o que é colecionismo e qual o papel do consultor de arte.

20 de agosto
 Márcio Botner
Mercado de arte contemporânea
Botner criará um retrato dos últimos dez anos da cena de arte do Rio de Janeiro, passando por sua experiência em feiras de artes internacionais, assim como exposições que realizou em museus, instituições e galerias da Europa e EUA.

21 de agosto
 Cadu
Lunário
Neste único encontro com o multiartista Cadu, os alunos terão a oportunidade de ouvi-lo falar sobre o seu processo de criação a partir da premissa de que um criador não pode partilhar com o mundo mais do que suas perplexidades.

Jones Bergamin é presidente da Bolsa de Arte, casa de leilões no Rio e São Paulo. Trabalha com arte desde os anos 1970 e é catalogador do Projeto Volpi e avaliador oficial do MAM-RIO e MAM-SP. Colaborou no Projeto Portinari e faz avaliação e mantém parceria com Christie´s e Sotheby´s. Em 2000 criou em São Paulo, a Galeria Bergamin. 

Luiz Calainho é empresário e atua com grande sucesso em mídia, entretenimento e conteúdo. Em 2000, criou a L21 Participações www.l21participacoes.com.br, holdingcom onze empreendimentos sinérgicos. Entre as suas empresas, estão o Stadium Rio (gestão de negócios do Estádio Olímpico Municipal João Havelange), Bailes Devassa (com o objetivo de resgatar o glamour dos grandes bailes de carnaval na cidade do Rio de Janeiro), Aventura Entretenimento (produtora de grandes musicais, montada ao lado dos sócios Aniela Jordan, Charles Möeller e Claudio Botelho), rádio SulAmérica Paradiso (primeiro case de naming rights em veículos de comunicação) e o portal Virgula (portal jovem de entretenimento do país) e Art Rio (Feira de arte internacional). 

Franz Manata é artista, curador, consultor de arte para coleções privadas e corporativas e professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. 

Márcio Botner é artista e galerista. Foi professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e atualmente é vicepresidente da Associação de Amigos da Escola de Artes Visuais.Faz parte do comitê de seleção da feira de arte Miami Basel desde 2010. É um dos fundadores da galeria A Gentil Carioca com os artistas Ernesto Neto, Franklin Cassaro e Laura Lima em 2003. Com Pedro Agilson formou a dupla Botner & Pedro em 2003. 

Cadu é artista plástico. É professor da PUC-Rio e da EAV do Parque Lage. Foi bolsista pela Fundação Iberê Camargo em 2001 no London Print Studio e artista visitante na Universidade de Plymouth pelo Arts Council (Reino Unido) em 2008. Participa, como docente, do Projeto Dynamic Encounters do professor Charles Watson e desenvolve projetos com o British Council.

Mais informações no site do polo de pensamento contemporâneo: 
http://www.polodepensamento.com.br/sec_cursos_view.php?id=435


Nenhum comentário:

Postar um comentário