Arte + x Ambiente

23 de março de 2014

Ludwig van Beethoven. Um talento para unir as artes.


Voltando alguns bons anos na linha do tempo da humanidade, chegamos ao séc. XIX, e nos deparamos com um sujeito alemão chamado Ludwing, mas conhecido como Beethoven.

Considerado um dos mais influentes compositores do mundo, contribuindo para evolução e conhecimento do uso da linguagem na música, Beethoven foi responsável por construir uma ponte entre a política, a arte, a crença e a literatura, essas ligadas pelo seu amor a liberdade.

Em 1787, Ludwing com seu grande talento, foi estudar em Viena, iniciando um curso de literatura, que abriu a sua mente para os ideais Iluministas, da Revolução Francesa e do movimento literário romântico chamado Sturm und Drang (Tempestade e Paixão).

Em 1802, Beethoven cria a obra Eróica, uma sinfonia extraordinária considerada o início do período romantico na história da música.

Além de variás outras obras do mesmo período considerado o mais criativo do compositor, podemos destacar uma abertura escrita para uma peça teatral, uma tragédia de cinco atos de Goethe, chamada Egmont.

Considerado uma criatura indomável, palavras do próprio Goethe, Ludwig em 1814 foi reconhecido como o maior compositor de seu século. Em 1824, criando a famosa Sinfonia n°9, ele introduz pela primeira vez na história da música, um coral, utilizando a voz humana como uma ponte entre a poesia e a música.

Beethoven foi responsável por criar um tipo de música que influenciou diretamente o que ouvimos na atualidade. Com suas composições rebeldes as regras, este poeta apaixonado pelo romantismo e pelo o ideal de liberdade trouxe a nossa cultura ocidental, seja ao ler, ver ou ouvir, a tradição da composição livre e de expressão interna do artista, que promove as diversas ramificações e gêneros da música comteporânea.

Gabriel Estruc


Link para as obras citadas:

Sinfonia n° em Ré Menor - http://www.youtube.com/watch?v=UfotZmpyYzU


Nenhum comentário:

Postar um comentário